Seu contador exige comprovantes em papel? Descubra porque isso é um problema

Tempo de leitura: 3 minutos

A contabilidade é um dos processos indispensáveis em qualquer empresa. Ou seja, mesmo que esse não seja seu forte, se quer que seu negócio prospere e se mantenha nos trilhos, é preciso pensar nos aspectos contábeis dela.

É por isso que, antigamente, toda empresa contava com o apoio de um contador, seja ele terceirizado ou contratado pela própria organização. Esse profissional é quem ficava responsável pela entrega de obrigações, cálculos de impostos e a geração dos livros obrigatórios.

Para realizar esse trabalho, ele precisava que informações fossem enviadas sobre todas as operações da empresa por meio de comprovantes em papel. Mas será que essa continua sendo a melhor forma de fazer a contabilidade da sua empresa?

Na era digital, trabalhar com um contador que exige comprovantes em papel pode não ser a melhor opção. Continue lendo e saiba o porquê!

Os problemas dos comprovantes em papel

Como falamos, o setor contábil é uma das principais estruturas internas de qualquer negócio. Quando pensamos em como essa estrutura era construída, vemos que até pouco tempo ela possuía uma base completamente analógica.

Isso significava que cálculos, armazenamento, segurança e disponibilidade das informações eram itens totalmente dependentes de estruturas físicas, como comprovantes em papel, arquivos impressos e registros individuais de cada cliente, fornecedor ou órgão fiscal.

Eram pilhas e pilhas de documentos que o empresário deveria enviar ao contador para serem analisados individualmente, a cada pagamento ou recebimento, e cadastros repetidos a cada nova nota emitida, gerando um imenso retrabalho.

Talvez por um receio comum em épocas de transição, ou mesmo a resistência natural do ser humano à mudança, muitas empresas ainda tramitam tudo em papel, alegando que sem ele não há como provar a transação ou entregar documentos físicos quando solicitados.

Mas é claro que, atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível contar com um modelo de contabilidade eletrônica com uma interface completamente digital.

A solução para os problemas: contabilidade sem papel

Os donos de pequenas empresas atualmente têm mais opções do que nunca quando se trata de serviços de contabilidade.

Para trás ficaram os dias em que você precisava coletar seus recibos impressos em uma caixa de sapatos e entregá-los a um contador de livros profissional a cada mês. A recente explosão de aplicações online baseadas na nuvem ampliou a seleção de opções de contabilidade online fáceis de usar para empresas de todos os tamanhos.

Acompanhar comprovantes em papel pode ser um desafio em qualquer negócio. Também é algo que é demorado e tedioso, e que pode rapidamente tomar o foco de empresários e funcionários, tornando-se uma grande distração.

Quando se coloca mais foco na papelada do que as funções do dia a dia da empresa, a produtividade naturalmente diminuirá. No entanto, ao ter uma maneira mais eficiente de lidar com a papelada, por meio de serviços online, a produtividade aumentará rapidamente.

Como exatamente funciona a contabilidade online

A contabilidade online tem um objetivo: ajudar os empresários a acompanhar as despesas e as vendas, e facilitar o funcionamento do negócio. Quanto melhor uma empresa puder rastrear suas entradas e saídas, mais provável será controlar essas duas variáveis para maximizar o lucro.

Por meio de um sistema de contabilidade online, você poderá controlar toda a sua contabilidade, enviar e receber documentos de um time de contadores profissionais e controlar todos os pagamentos de impostos e folha de pagamento. Isso tudo sem precisar lidar com comprovantes em papel.

Além disso, toda sua contabilidade estará alocada na nuvem e totalmente integrada com seu software de gestão empresarial, permitindo que você consiga acessar os relatórios emitidos, guias de impostos, folhas de pagamento de onde quiser, no horário que quiser, bastando uma simples conexão com a Internet.

E você, já conhecia as soluções de contabilidade online? O que achou dela? Conheça a Contify e entenda como uma contabilidade funciona na prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *