Consultor, você perde tempo com a contabilidade?

Tempo de leitura: 3 minutos

Tempo é dinheiro: é um clichê, mas é verdade para qualquer negócio, independentemente se falamos sobre uma pequena ou uma grande empresa. O problema é que muitos empreendedores acreditam que o tempo é um recurso ilimitado, e se atém a uma mentalidade de DIY, Do It Yourself, ou seja, querem tomar conta de todos os aspectos do negócio.

Isso pode ser um grande desafio principalmente quando pensamos na contabilidade da empresa. Se você utiliza métodos tradicionais de contabilidade, chances são de que acabe perdendo mais tempo do que o necessário cumprindo suas obrigações legais.

Mas por que isso acontece e qual a melhor solução nesse caso? Quer saber a resposta para essas e outras perguntas?

Por que usar a contabilidade tradicional pode ser um problema?

Como consultor autônomo, você tem muitas coisas tomando o seu tempo. Você gerencia contas de redes sociais, planos de marketing, cartela de clientes, além do próprio trabalho de consultoria.

Gastar tempo com a contabilidade de sua empresa pode parecer uma das coisas mais fáceis que você faz. No entanto, você pode não notar quanto tempo você perde acompanhando as receitas e as despesas da empresa para repassar tudo ao seu contador.

Há um mito na cultura empresarial que empresários de sucesso precisam ser capazes de fazer tudo. Eles precisam ser especialistas em marketing, ter conhecimento íntimo de detalhes de impostos e ter conhecimento imediato e detalhado do funcionamento interno de cada parte de sua empresa.

Na verdade, nenhum negócio de sucesso pode ser executado dessa maneira. Na fase de inicialização, muitos empresários acabam por pegar um pouco de tudo, mas, à medida que uma empresa cresce e se expande, uma das etapas cruciais que os empreendedores devem aprender é a delegar tarefas para que eles possam se concentrar em fazer o negócio crescer.

Qual a solução para não perder tempo com a contabilidade?

Enquanto você pode ser perfeitamente capaz de lidar com a burocracia da contabilidade tradicional, muitas vezes, você vai desejar não ter que separar comprovantes em papel ou se preocupar com determinadas questões contábeis.

No atual mundo digital, a contabilidade online é uma das principais maneiras pelas quais um consultor pode eliminar um conjunto de tarefas da sua agenda, liberando tempo para outros trabalhos.

Em vez de gastar tempo cortando e colando cada nota separada antes de enviá-la por e-mail, os serviços de contabilidade baseados na nuvem gerenciam o processo todo para você. Quando marcar uma nota paga, esse pagamento aparece no seu balanço automaticamente e chega para você em formato de relatórios sobre seus rendimentos por cliente.

Por que usar a contabilidade online?

As soluções de contabilidade online simplificam o processo de gravação de dados, às vezes automatizando quase todo o processo, incluindo a entrada de dados, a verificação e o processamento.

A menos que você seja realmente um contador, a maioria das pessoas não gosta do processo de lidar com contadores nos seus negócios. Muitos acham isso confuso e se preocupam com o fato de poder perder comprovantes, cometer erros e potencialmente se expor no caso de uma auditoria ou outra complicação.

Quando você usa a contabilidade online, você ganha de volta não apenas o tempo com a contabilidade que você gastou, mas também o tempo gasto se certificando de que nada saiu errado.

Esse tempo pode então ser reaproveitado e usado para tarefas mais produtivas, como investir em uma estratégia de marketing digital, melhorar seu site ou investir em um relacionamento mais próximo com seus clientes.

Se você está achando que o dia poderia ter 40 horas em vez de 24, para poder gerir melhor seu negócio, considere parar de perder tempo com a contabilidade e utilizar uma plataforma de contabilidade online o quanto antes.

Continue recebendo dicas sobre como melhorar a gestão do seu negócio, conheça nosso blog e veja dicas completas para não perder mais tempo com a contabilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *