Contador tradicional: por que esse modelo não funciona em startups?

Tempo de leitura: 4 minutos

Antes do advento de computadores rápidos e baratos, a contabilidade era tradicionalmente realizada por um contador tradicional com todas as transações registradas em papéis, planilhas e mantidas em arquivos volumosos.

Uma vez que os computadores se tornaram populares e os softwares acessíveis, as tarefas de contabilidade se mudaram para este meio. É a chamada contabilidade online, onde os conceitos permaneceram os mesmos, mas a mecânica mudou dos papéis para a internet.

Mas por que mudar de um contador tradicional para a contabilidade online é o mais indicado, especialmente para uma startup? Quer saber a resposta? Continue lendo!

Os problemas de um contador tradicional

Fato é: você precisa de um especialista para cuidar da sua contabilidade. Muitos donos de startups negligenciam isso e acabam  entrando em pânico quando a hora de pagar impostos chega.

Isso porque seus “arquivos de contabilidade” são uma caixa de sapatos cheia de recibos — ou, para aqueles mais familiarizados com a tecnologia, uma pasta no Dropbox com fotos dos documentos.

Mas se a terceirização da contabilidade é o caminho, por que não usar um contador tradicional? Podemos listar alguns dos problemas desse modelo para que você entenda, veja só:

1. Retrabalho com a conciliação bancária

Fazer a conciliação da conta da startup com o controle financeiro interno pode ser trabalhoso se você não contar com um sistema digitalizado. Ok, você pode pensar que o trabalho será todo do contador, mas sem dúvidas ele repassará isso nos valores que serão cobrados pelo serviço. Resumindo: você acaba pagando mais caro.

2. Chances de perder recibos importantes

Manter recibos em papéis, dependendo de armazená-los fisicamente ou scannear para salvar no computador, pode ser arriscado. São grandes as chances de perder notas importantes ou mesmo de cometer algum erro. Sem contar o trabalho de ter que repassar pessoalmente os recibos mensais ao contador.

3. Falta de integração com o ERP

Se você ainda não usa um ERP, provavelmente passará a utilizar um na medida que sua startup crescer. Afinal, é ele que te ajudará a centralizar a administração da empresa. Um contador tradicional não terá integração com esse sistema, o que significará mais retrabalho (e de novo mais custos) para fazer sua contabilidade.

4. Trabalho mais manual do que digital

As startups são sinônimo de modernidade e tecnologia. Não faz sentido, portanto, que invistam em processos manuais, que estão caindo em desuso, e que não possuem a eficiência que sistemas digitais podem oferecer. A contabilidade online, então, tem surgido como o melhor caminho.

O que é a contabilidade online

À medida que a tecnologia avança, mais empresas estão considerando usar um serviço de contabilidade online. Para algumas empresas, a ideia de um contador virtual pode ser nova e assustadora, enquanto que outras podem achar que a contabilidade online realmente não funciona.

Mas a verdade é que aquelas que adotam a ideia e abraçam a contabilidade online logo percebem os benefícios de usar esse tipo de serviço.

A solução de contabilidade online usa a nuvem para armazenar todos os dados financeiros e contábeis da startup. No caso de práticas contábeis tradicionais, contadores devem anotar tudo em papel ou em um disco rígido local. Mas com a contabilidade online, discos rígidos e documentos em papel tornam-se obsoletos.

Com ela, sua startup terá acesso às seguintes funcionalidades:

  • Dashboard: por meio da contabilidade online você controla todos os processos contábeis, envia e recebe documentos dos contadores, e controla todos os pagamentos de impostos e folha de pagamento;
  • Integração: comunicação com seu ERP, eliminando erros e tornando a contabilidade mais ágil e prática;
  • Suporte: você terá o mesmo suporte do que teria com um contador tradicional, com a vantagem de reduzir custos e garantir mais eficiência para sua contabilidade.

A contabilidade online vai cuidar dos seus processos contábeis diariamente, eliminando a necessidade de ocupar seu valioso espaço e tempo com isso, e liberando você para fazer o que você faz melhor: gerir sua startup.

Tem interesse em conhecer um pouco mais sobre a Contify? Deixe o seu e-mail abaixo e entraremos em contato.

Entre em contato

Insira o seu endereço de email abaixo para receber o contato de nossos consultores!>

E você, o que achou? Ainda tem alguma dúvida sobre a contabilidade online? Comente abaixo e compartilhe conosco para te ajudarmos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *