Controle financeiro: saiba como economizar tempo!

Tempo de leitura: 4 minutos

Um controle financeiro eficaz é vital para a sobrevivência e o crescimento de qualquer empresa. Isso envolve planejar, organizar, controlar e monitorar seus recursos financeiros para alcançar seus objetivos de negócios.

Uma boa gestão financeira ajudará seu negócio a usar efetivamente os recursos, cumprir os compromissos com seus stakeholders, obter vantagens competitivas e se preparar para a estabilidade financeira a longo prazo. Tudo isso deve se tornar parte dos processos-chave da sua empresa e ser incluída no seu planejamento.

Você pode sentir que fazer seu controle financeiro é complicado e toma muito tempo, mas as dicas a seguir servirão para ajudá-lo a facilitar o planejamento das finanças da empresa! Acompanhe:

Tenha um plano de negócios claro

Um plano de negócios é uma declaração formal de objetivos de negócios, razões que são alcançáveis e planos para alcançá-los. Ele estabelecerá onde você está e onde deseja chegar ao longo dos próximos anos.Também pode conter informações de antecedentes sobre a organização ou equipe que tenta atingir esses objetivos.

Seu plano deve detalhar como você vai financiar seu negócio e suas atividades, o dinheiro que você precisa e de onde ele virá. Os planos de negócios podem direcionar mudanças na percepção e no branding pelo cliente, contribuinte ou comunidade maior.

Monitore sua posição financeira

Você deve monitorar regularmente o progresso do seu negócio por meio da sua posição financeira. Diariamente, você deve saber checar seu fluxo de caixa, sabendo quanto dinheiro você tem no banco e quantas vendas você está fazendo. Você também deve revisar sua posição em relação aos objetivos estabelecidos em seu plano de negócios mensalmente.

Certifique-se de que os clientes paguem em dia

As empresas podem enfrentar grandes problemas devido apagamentos atrasados ​​dos clientes. Para reduzir o risco de inadimplência, você deve tornar seus termos e condições de crédito óbvios desde o início. Você também deve emitir rapidamente suas faturas. O uso de um sistema de gerenciamento informatizado pode ajudá-lo a acompanhar as contas dos clientes.

Conheça os custos do dia a dia

Mesmo a mais rentável das empresas pode enfrentar dificuldades se não houver dinheiro suficiente para cobrir os custos diários, como aluguel e salários. Você deve estar ciente do mínimo que sua empresa precisa para sobreviver e garantir que você não está fazendo menos do que isso.

Mantenha registros contábeis atualizados

Se suas contas não forem mantidas atualizadas, você pode arriscar perder dinheiro ao não acompanhar os pagamentos atrasados ​​dos clientes ou não perceber quando você precisa pagar seus fornecedores.

O uso de um bom sistema de manutenção de registros ajudará você a melhorar o controle financeiro, rastreando despesas, dívidas e credores, solicitar um financiamento adicional e economizar tempo e custos de contabilidade.

Uma boa dica é usar a contabilidade online, que te ajuda a aumentar a eficiência dos processos contábeis e economizar custos. Os serviços de contabilidade online permitem às empresas lidar com todas as suas necessidades contábeis por meio de um profissional de contabilidade qualificado sem ter que contratar um funcionário em tempo integral ou um escritório.

Isso ajuda a reduzir os custos, garantindo que as empresas apenas paguem pelo trabalho de contabilidade de que precisam. Esta é uma ótima solução de contabilidade para pequenas empresas que precisam de ajuda com sua contabilidade.

Cumpra os prazos dos impostos

A falta de cumprimento dos prazos para a apresentação de declarações fiscais e pagamentos pode incorrer em multas e juros e atrapalhar seu controle financeiro. Estes são custos desnecessários que podem ser evitados com algum planejamento futuro.

Manter registros precisos economiza tempo e dinheiro em seu negócio e você pode ter certeza de que você está pagando somente por aquilo que deve. Portanto, é importante que você mantenha suas obrigações em dia.

Seja rápido para lidar com problemas no controle financeiro

É sempre muito estressante enfrentar problemas financeiros no negócio, mas há algumas etapas iniciais que você pode tomar para minimizar o impacto, como abordar as dívidas de maior prioridade primeiro e avaliar como você pode melhorar seu gerenciamento de fluxo de caixa.

Você sabia que a Contify está integrada aos principais sistemas de controle financeiro para micro e pequenas empresas?

Entre em contato conosco e veja como isso pode reduzir também o tempo que você gasta com a contabilidade.

Entre em contato

Insira o seu endereço de email abaixo para receber o contato de nossos consultores!>

Quer continuar recebendo dicas de como melhorar seu controle financeiro? Assine nossa newsletter e receba todas as nossas novidades diretamente no seu e-mail!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *