6 dicas práticas para facilitar sua contabilidade

Tempo de leitura: 4 minutos

Para muitos proprietários de agências, estar em dia com suas obrigações financeiras e fiscais pode ser bastante assustador. Isso acontece porque essa não é a especialidade desse gestor.

A função da contabilidade não é apenas ser uma maneira de acompanhar as suas finanças comerciais, mas também é ser incrivelmente útil ao considerar uma expansão para o seu negócio.

Pensando nisso, separamos abaixo algumas das melhores dicas para que você saiba como facilitar sua contabilidade e poder se dedicar a fazer seu negócio crescer! Acompanhe conosco:

1. Separe um tempo para revisar seus registros

A hora de rever a posição e o fluxo de caixa de sua empresa é vital para entender como seu negócio está indo. Caso ele não esteja funcionando bem, você poderá fazer todos os ajustes imediatamente para minimizar os efeitos nocivos para sua empresa.

Sejam 10 minutos no final do dia ou um tempinho extra na sexta-feira para examinar seus registros, este pode ser um ótimo método para manter seu negócio saudável e facilitar sua contabilidade.

2. Faça uma parceria com quem entende do assunto

Um serviço de contabilidade pode proporcionar ao seu negócio uma gama de estratégias e serviços de consultoria financeira que incluem:

  • Ajudar a escolher a melhor estrutura para o seu negócio ao longo da fase de inicialização e garantir que você esteja seguindo os regulamentos brasileiros;
  • Ajudar a fechar seus relatórios financeiros no final do exercício durante suas operações comerciais regulares;
  • Trabalhar para criar uma previsão de orçamento e negócios que ajudará a alcançar seus objetivos específicos para sua agência.

Sempre esteja pronto para pedir ao seu contador qualquer conselho adicional sobre áreas de empréstimos, impostos e quaisquer outras consultas que possam surgir no futuro próximo para que você tenha uma tomada de decisão bem planejada e personalizada, adaptada às necessidades da sua agência.

3. Lembre-se que a tecnologia está aqui para ajudá-lo

Fato é que você precisa de um contador profissional para realizar a contabilidade da sua empresa. Mas será que o modelo tradicional é o mais indicado para uma agência de publicidade?

É muito fácil pensar que você pode usar o Microsoft Excel ou o Word para acompanhar as operações de suas empresas ao inserir fisicamente os valores da transação. No entanto, erros podem ser feitos facilmente ao fazer esses “registros”.

Ter um serviço adequado de contabilidade em nuvem online é muitas vezes útil para ajudá-lo a acompanhar com precisão as contas de suas empresas e lhe dar uma representação precisa do seu negócio sem a necessidade de ter que se preocupar com a papelada.

4. Mantenha suas contas empresariais e pessoais separadas

Ao executar seu próprio negócio, pode ser muito fácil cair na armadilha de usar a receita de sua empresa para pagar as despesas pessoais.

No entanto, ao desfocar a linha entre despesas comerciais/pessoais, torna-se difícil rastrear suas despesas comerciais genuínas, tornando mais difícil manter registros de suas operações comerciais.

Como proprietário de uma agência, você deve pagar os salários da sua empresa e separar suas despesas pessoais do seu negócio, de modo que seus livros estejam pintando a imagem precisa de suas operações.

5. Fala o acompanhamento de dívidas pendentes

A maioria dos seus clientes pagará a tempo, o que é ótimo, mas sempre haverá alguns casos de inadimplência — o que é completamente normal. Verificar rotineiramente suas contas a receber vai ajudá-lo a se lembrar de acompanhar o que está em aberto e controlar as pendências para enviar cobranças amigáveis e facilitar sua contabilidade.

6. Mantenha seus recibos para facilitar sua contabilidade

Legalmente, você deve manter notas e recibos por um mínimo de cinco anos para quando você apresentar sua declaração de imposto. Estes incluem recibos de suas vendas, o que sua empresa comprou, ações, informações de retorno de impostos, etc.

Portanto, é uma boa ideia investir em uma forma de deixar tudo registrado. Aqui também a contabilidade online pode ajudar, uma vez que todos os seus registros estarão salvos na nuvem, podendo ser acessados de qualquer lugar com acesso à internet e eliminando a necessidade de possuir aqueles grandes gabinetes de arquivos.

A contabilidade pode, à primeira vista, ser um pouco cansativa e assustadora. No entanto, essas dicas, especialmente o uso da contabilidade online, vão facilitar sua contabilidade, com o benefício adicional de te permitir conhecer a posição financeira da sua agência e também de ter apoio de dados precisos para tomar as melhores decisões de negócios.

Você já pratica alguma dessas dicas para facilitar sua contabilidade na agência? Se ficou com alguma dúvida, comente abaixo e compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *