Integração contábil: o que é e por que é importante?

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado de hoje apresenta muitas oportunidades e ameaças ao mesmo tempo para empresas em fase de crescimento. Por isso, é crucial que as organizações saibam responder ativamente a elas, com respostas precisas e oportunas.

Sendo assim, gestores simplesmente não podem aguardar as ameaças para começar a se preparar, devendo estar prontos e bem informados sobre o desempenho e a posição atual da empresa para responder efetivamente aos desafios.

É para isso que existe a integração contábil. Não sabe como ela funciona e o a sua importância para a saúde financeira da empresa? Continue lendo e entenda!

O que é a integração contábil?

Um sistema de contabilidade integrado é uma aplicação de software que padroniza seus procedimentos para registrar transações e relatar dados financeiros importantes para a organização.

Para entender melhor, pense em como funciona hoje no modelo tradicional. Na contabilidade, é preciso categorizar cada lançamento do financeiro da empresa. Para isso, a organização manda seus boletos e extratos bancários para que os analistas contábeis façam a conciliação bancária.

Esses, com base nos documentos apresentados, fazem a contabilização e dizem o que é cada um dos lançamentos do extrato da conta da empresa. Contudo, todo esse processo já é feito no sistema ERP da organização, o que gera um retrabalho na hora de realizar a contabilidade.

Ao fazer a integração contábil, integrando o sistema ERP com a contabilidade, é possível eliminar esse problema. Tudo o que a empresa fizer no sistema ERP já será diretamente integrado à plataforma contábil. A contabilização desses dados, portanto, será automática.

Mas por que a integração contábil é importante?

Veja abaixo os principais benefícios que fazer a integração contábil com seu sistema ERP pode trazer para a empresa:

Processamento de dados em tempo real

Um sistema financeiro contábil integrado permite que você transmita informações em tempo real sobre suas transações comerciais. Por exemplo, se você operar um pequeno negócio hoteleiro, você pode monitorar remotamente seu número de quartos vagos, salas ocupadas e novas reservas.

Você também pode acompanhar simultaneamente suas vendas de loja de presentes e os últimos registros de inventário e poderá acessar relatórios em tempo real das operações do dia que te ajudam a analisar o impacto das transações.

Balcão único

Um sistema de contabilidade integrado serve como um balcão único para todas as suas informações contábeis, incluindo contabilidade financeira, gerencial e de fluxo de caixa. Como tal, com a integração contábil, você não precisa manter procedimentos contábeis separados para preparar relatórios financeiros para o gerenciamento da empresa.

Simplicidade funcional

Como falamos o processamento automatizado de dados simplifica suas contas e contabilidade ao usar um sistema de contabilidade integrado. Isso elimina as tediosas e complicadas atividades de conciliação que você teria que executar se você usasse sistemas de contabilidade não integrados. Por exemplo, um sistema financeiro integrado elimina a necessidade de manter registros financeiros e de contabilidade de custos separadamente.

Escolha versus necessidade

A adoção de um sistema financeiro integrado é mais uma necessidade do que uma escolha. Isso ocorre porque as complexidades crescentes do mundo dos negócios moderno exigem o uso de sistemas eficientes para maximizar o desempenho da sua empresa.

No entanto, você deve estar interessado em garantir que selecione um sistema de contabilidade integrado fácil de usar, acessível e atualizado para evitar complicações durante a sua implementação.

Quer saber mais como a integração financeira pode te ajudar a economizar tempo ao lidar com as questões burocráticas contábeis? Deixe o e-mail abaixo que entraremos em contato.

Entre em contato

Insira o seu endereço de email abaixo para receber o contato de nossos consultores!>

Gostou de aprender sobre a integração contábil? Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas dicas e novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *