Gestão do tempo: 5 dicas para perder menos tempo com contabilidade

Tempo de leitura: 4 minutos

Se você decidiu recentemente abrir sua própria agência, já deve ter percebido que ser gestor do próprio negócio não é uma tarefa fácil. Do financiamento de sua ideia ao marketing para os clientes, passando pela contratação de novos funcionários, as coisas podem ficar um pouco agitadas.

Portanto, é importante economizar tempo sempre que possível para que você possa obter tudo sem sacrificar a qualidade. E uma área em que você mais pode fazer isso é na contabilidade.

Enquanto a contabilidade é uma parte essencial para manter seu negócio funcionando sem problemas, não há motivo para que ela demore muito tempo para ser gerenciada. E para te mostrar otimizar a gestão do tempo do seu negócio e perder menos tempo com contabilidade, separamos abaixo uma listinha com algumas dicas!

1. Tenha um sistema de gestão automatizado

Sentar-se no seu computador e processar manualmente todos suas informações financeiras pode ser extremamente demorado. Você terá que passar por cada dado, fazer a verificação deles, realizar a conciliação bancária manualmente, entre outras tarefas que consomem seu tempo.

Existe uma maneira mais fácil de lidar com tudo isso, e isso é através de um sistema de gestão automatizado, como um ERP. O ERP controla todo o trabalho de gestão dos dados da sua empresa. Tudo que for inserido nele, já será automaticamente processado e você ainda terá a vantagem de ter todos os dados da empresa reunidos em um só lugar. Uma ótima forma de melhorar a gestão do tempo e perder menos tempo com contabilidade!

2. Opte por serviços de transferência bancária

Se você está gastando muito tempo e dinheiro rastreando e fazendo transferências bancárias, você pode querer considerar um serviço terceirizado de transferências. O serviço permite que você importe uma planilha com os pagamentos por transferência.

Você poderá colocar todos os seus fornecedores nesse mesmo documento e o sistema realiza suas transferências de forma automática. Isso te ajuda a economizar tempo, já que não precisará realizar cada pagamento individualmente, e ainda a cortar custos com as altas taxas cobradas pelos bancos para fazer as transferências.

3. Tenha uma conta bancária com internet banking

Hoje em dia, é difícil encontrar uma instituição que não ofereça serviços bancários online. Realizar atividades online, sem sair do escritório, é uma ótima forma de melhorar a gestão do tempo. Certifique-se de que você está aproveitando todos esses serviços, pois isso pode reduzir drasticamente suas viagens ao banco.

Em vez de sair do seu caminho para retirar fundos ou depositar cheques, tudo o que você precisa fazer é clicar em alguns botões para mover seu dinheiro.

Isso facilita especialmente o pagamento de fornecedores ou a emissão de reembolsos aos clientes, pois tudo o que você precisa fazer é configurar pagamentos automáticos em sua conta. Você também terá acesso instantâneo a saldos de contas, débitos e créditos, o que pode ser bom se você quiser verificar as contas da sua empresa e perder menos com contabilidade.

4. Invista na contabilidade online e veja como perder menos tempo com contabilidade

A contabilidade online é um sistema no qual um profissional qualificado fornece serviços de contabilidade pela internet, em vez de trabalhar fisicamente no escritório do cliente. Ela oferece todos os mesmos benefícios de contratar um contador para o seu negócio, mas com custos menores e sem burocracia.

Contar com a contabilidade online é essencial para manter a sua contabilidade eficiente. Este tipo de plataforma pode ajudá-lo a rastrear suas contas bancárias, criar dados de relatórios, registrar depósitos e débitos e ainda fazer sua conciliação bancária automaticamente, uma vez que estará integrado ao seu ERP. Você nunca terá que criar um relatório manual novamente.

5. Separe suas finanças pessoais e empresariais para otimizar a gestão do tempo

Embora isso possa parecer óbvio para alguns, é importante ressaltar, pois muitos empresários não criam contas separadas até que as coisas se compliquem irrevogavelmente. Certifique-se de ter contas de poupança separadas, contas correntes e cartões de crédito.

Desta forma, você poderá acompanhar de maneira mais precisa o quanto você está gastando em seu negócio sem ficar confuso com o quanto você gastou no bar no último fim de semana. Sempre carregue um cartão pessoal e um cartão de visita com você o tempo todo, já que nunca se sabe quando você pode precisar de algo para o negócio.

Como proprietário e fundador de uma nova agência, a contabilidade não deve ser uma das suas principais responsabilidades. No entanto, isso não significa que ela não seja importante. Ao seguir a linha entre manutenção de registros de qualidade e técnicas de produção mais rápidas, você economizará um tempo valioso que pode ser gasto com outras atividades, otimizando a gestão do tempo.

Por isso, leia nosso post sobre os benefícios do Contify para sua agência e entenda porque essa é a escolha certa para perder menos tempo com contabilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *