Contabilidade: 4 tecnologias para perder menos tempo

Tempo de leitura: 4 minutos


A contabilidade é parte fundamental de qualquer negócio. Queira você ou não, ela deverá ser foco das suas atenções em algum momento para garantir o sucesso da sua startup. Contudo, fazer uma boa contabilidade significa mais do que apenas acompanhar as entradas e saídas de dinheiro.

Quando bem cuidada, ela pode ajudar a aumentar seus lucros e reduzir o dinheiro perdido com processos ineficientes. É por isso que fazer algumas mudanças no seu sistema de contabilidade atual pode melhorar seus procedimentos e te ajudar a perder menos tempo com sua gestão.

E para que você saiba como conseguir isso, separamos abaixo 4 tecnologias que vão facilitar sua contabilidade e te ajuda a economizar tempo!

1. Software de gestão ERP

O ERP é um acrônimo para o inglês Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos Empresariais. Mas mesmo seu nome completo não fornece muita luz sobre o que o ERP é ou o que ele faz.

Para isso, você precisa dar um passo atrás e pensar sobre todos os vários processos que são essenciais para a execução da sua startup, incluindo gerenciamento de inventário e pedidos, contabilidade, recursos humanos, gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM) e além.

No seu nível mais básico, o software ERP integra essas várias funções em um sistema completo para agilizar processos e informações em toda a organização. A característica central de todos os sistemas ERP é um banco de dados compartilhado que suporta várias funções usadas por diferentes unidades de negócios.

Na prática, isso significa que funcionários em áreas diferentes — por exemplo, contabilidade e vendas — podem confiar nas mesmas informações para suas necessidades específicas, o que ajuda a perder menos tempo na gestão do negócio.

2. Contabilidade online

Muitas empresas terceirizam trabalhos importantes que não estão dentro das competências básicas da equipe e a contabilidade não é exceção! A contabilidade virtual é uma nova tendência que permite que contadores qualificados ofereçam seus serviços remotamente.

Empresas por todo o Brasil estão aproveitando desta opção contábil eficiente, flexível e econômica para que possam atender aos seus objetivos de crescimento, concentrando-se no seu negócio principal.

A contabilidade online é um sistema em que profissionais qualificados fornecem serviços de contabilidade remotamente, por meio da internet e da computação em nuvem, em vez de trabalhar fisicamente no escritório do cliente.

Ela oferece todos os mesmos benefícios de contratar um contador tradicional para a sua startup, mas com as vantagens de ter um custo melhor por um serviço de mais qualidade. E o que melhor: para perder menos tempo, as plataformas de contabilidade online podem se integrar com seu ERP, facilitando a visualização dos seus dados financeiros e automatizando atividades como a conciliação bancária.

3. Internet Banking

Nada de ter que ir ao banco perder tempo em filas. O internet banking é um sistema de pagamento eletrônico que permite aos clientes de um banco ou outra instituição financeira realizar uma série de transações financeiras por meio da internet.

Esse serviço oferece uma mudança bem-vinda do tédio de equilibrar fisicamente seu talão de cheques e lidar com livros contábeis manuscritos imprecisos. O internet banking tornou tão fácil gerenciar suas finanças online que mesmo gestores mais tradicionais abandonaram o navio para abraçar a era digital quando se trata do gerenciamento de dinheiro.

4. Google Calendar

Gerenciar sua startup e sua contabilidade pode parecer muito. É importante também ficar atento aos prazos de impostos e fazer a gestão das finanças do negócio regularmente. Para isso, utilizar uma agenda online gratuita, como o Google Calendar, pode ser um grande facilitador.

Disponível em uma interface web (ou seja, você acessa pelo seu navegador) o serviço do Google permite adicionar e controlar eventos, reuniões, compromissos, e ainda compartilhar a sua programação com outras pessoas do seu time. Isso te ajuda a se organizar e perder menos tempo, além de garantir que não perca nenhum prazo ou atividade importante.

E você, já conhecia alguma dessas tecnologias? Conhece alguma outra ferramenta que pode ajudar a perder menos tempo com a contabilidade? Comente abaixo e compartilhe conosco e com nosso demais leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *