4 ideias para economizar com contabilidade

Tempo de leitura: 3 minutos

Abrir seu próprio negócio e se tornar um autônomo é o sonho de muitos brasileiros. Contudo, um aspecto que muitos acabam negligenciando durante o processo é a contabilidade.

A contabilidade é uma função vital para todas as organizações, incluindo pequenas consultorias. No caso de você não ser eficiente e fazer suas operações diárias com precisão, ela pode acabar se tornando cara ao seu projeto de negócio.

Pensando nisso, hoje separamos algumas dicas de como economizar com contabilidade. Aqui, você vai aprender a lidar com a contabilidade da sua consultoria da melhor forma, mesmo sem ser um expert finanças! Acompanhe:

1. Abra sua empresa para economizar com contabilidade

Parece uma dica óbvia, mas muitos consultores acreditam que manter seus negócios como pessoa física é a melhor opção para não ter que lidar com impostos. O que eles não sabem é que, dessa forma, acabam gastando muito mais do que se abrissem um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI), por exemplo.

Claro que é preciso avaliar se o MEI é a melhor opção para o seu caso (você pode se enquadrar como uma Microempresa e aderir ao SIMPLES), porém, fato é que como pessoa jurídica sua empresa passará a pagar menos impostos do que como pessoa física. Além disso, ter um CNPJ devidamente registrado dará credibilidade ao negócio.

2. Elimine a papelada e emita notas fiscais eletrônicas

Lidar com papéis está se tornando uma coisa do passado e existem alguns motivos principais para isso: primeiro que papéis são fáceis de serem perdidos e você pode acabar perdendo informações importantes, segundo que eles causam retrabalho e, com isso, geram mais custos do que documentos digitalizados.

É por isso que você deve adotar as notas fiscais eletrônicas (NF-e) e eliminar os registros em papéis na sua consultoria. Isso ajuda a otimizar o seu controle financeiro e evitar erros na hora de calcular a tributação, o que te ajuda a economizar com contabilidade já que cometer erros no recolhimento de impostos pode custar caro para sua consultoria.

3. Utilize um sistema de gestão empresarial

Os sistemas de gestão empresarial, conhecidos como ERP, não foram feitos somente para as grandes organizações; mesmo um pequeno negócio de consultoria precisa centralizar as informações referentes à sua gestão e melhorar seu controle financeiro.

Por isso, buscar um sistema que automatize algumas tarefas administrativas é um grande diferencial para economizar com contabilidade no seu negócio. São muitas opções no mercado e, com um pouco de pesquisa, é possível achar uma que caiba no orçamento da sua empresa e que te ajude a visualizar aspectos importantes das suas finanças empresariais.

4. Adote a contabilidade online

A contabilidade online permite que você tenha acesso a um time de contadores online, em vez de ter que trabalhar fisicamente com um escritório de contabilidade. Você terá disponíveis os mesmos serviços de um contador tradicional, porém com mais eficiência e menos custos.

A contabilidade online te fornece acesso a uma plataforma de contabilidade computadorizada para publicar transações financeiras, revisar e atualizar declarações, e reconciliar contas. Além disso, ela se integra ao seu sistema de gestão para que essas atividades sejam automatizadas.

Com um serviço de contabilidade online, você tem uma variedade de trabalhadores que contribuem para seus livros. Isso pode soar como um problema, mas é realmente um enorme benefício.

Essas pessoas lidam com contabilidade para muitas empresas diferentes, incluindo negócios de consultoria, o que significa que elas aprenderam como a contabilidade deve ser feita nesses casos. Então, se surgirem irregularidades inesperadas, elas estão bem equipadas para identificá-las, corrigi-las e fornecer a você as informações necessárias para que sue negócio cresça.

A contabilidade pode ser uma parte burocrática e difícil de lidar na sua consultoria, mas é uma das mais necessárias caso você queira ter sucesso. Por isso, siga essas dicas para economizar com contabilidade e melhorar a gestão do seu negócio!

Aproveite e leia também nosso post sobre como melhorar sua gestão do tempo e perder menos tempo com as questões administrativas da sua empresa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *