Como o profissional autônomo pode manter sua área financeira organizada?

Tempo de leitura: 3 minutos

O trabalho como autônomo é uma escolha de carreira atraente para muitas pessoas. No entanto, ser seu mesmo chefe também vem com muitas responsabilidades. Isso porque, como autônomo, você tem que “usar muitos chapéus” na empresa, ou seja, assumir diversas funções dentro do negócio.

Isso inclui desempenhar o papel de planejador, recursos humanos, marketing e, principalmente, de coordenador financeiro. As finanças de um negócio são um dos seus aspectos mais importantes — se não o principal —, e para conseguir conciliar todas essas tarefas, o profissional autônomo precisa saber como manter suas finanças organizadas.

Para te ajudar, separamos algumas dicas para botar a saúde financeira do seu negócio em dia e fazer com que as finanças deixem de ser um problema na sua consultoria. Acompanhe!

Separe as finanças pessoais das do negócio

Se você ainda não o fez, é hora de separar suas finanças e despesas pessoais daquelas da sua empresa. Isso é obrigatório se você possui um Microempresa ou Pequena Empresa registrada, mas também é uma boa prática o profissional autônomo registrado como MEI. Para isso, você deve:

  • Ter um cartão de crédito corporativo: enquanto normalmente não é recomendável abrir novas linhas de crédito, ter um cartão de crédito corporativo é uma ideia inteligente. Ao colocar todas as suas despesas de negócios nele, você tem um registro instantâneo das despesas do seu negócios;
  • Abra uma conta de pessoa jurídica: sua empresa precisa ter sua própria conta corrente de pessoa jurídica. Assim, você poderá definir um salário e transferi-lo mensalmente à sua conta pessoal, para que os lucros da empresa sejam facilmente identificados e possam ser reinvestidos nela.

Use um software para manter a área financeira organizada

Para ter um orçamento preciso, o profissional autônomo precisa acompanhar meticulosamente as despesas e manter registros e documentações para fins fiscais. Atualmente, fazer isso manualmente não é mais uma opção viável e pode acabar gerando mais custos e retrabalho.

A solução é usar softwares de gestão que auxiliam a controlar os aspectos administrativos do negócio. Juntamente com o uso do internet banking, você terá assim registros precisos dos gastos da empresa e informações cruciais para uma boa gestão da contabilidade, que falaremos mais a seguir.

Além disso, o software te ajudará a enxergar pontos onde é possível poupar recursos para criar uma reserva de emergência. Dessa forma, você não precisará correr atrás de uma solução somente quando as finanças estiverem no vermelho e poderá programar melhor os seus gastos.

Opte pela contabilidade online para profissional autônomo

Optar pela contabilidade online é o melhor caminho para manter a área financeira organizada. Com o parceiro certo, você poderá rastrear pagamentos de clientes, bem como criar e enviar faturas e organizar melhor suas finanças como um todo.

O mais interessante é que a sua conciliação bancária também poderá ser realizada automaticamente, havendo integração com seu software de gestão, além de te permitir receber relatórios contábeis que mostrem o desemprenho da sua consultoria.

Com a contabilidade online, um profissional autônomo tem acesso a um serviço de alta qualidade e, de forma simples, consegue manter a área financeira organizada.

Você poderá reduzir sua renda tributável e economizar em impostos. Certifique-se de categorizar corretamente as suas despesas comerciais para manter sua área financeira organizada. Isso inclui despesas para um espaço de escritório, novo computador de trabalho, entretenimento para clientes, entre outros.

Como profissional autônomo, você pode usar essas despesas comerciais corretamente categorizadas no seu software de contabilidade online para reduzir sua receita tributável e, com isso, reduzir os impostos relacionados com renda.

Gostou do nosso posto? Aproveite e leia também nosso post com as 4 tecnologias que te ajudam a perder menos tempo com sua contabilidade!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *