Conciliação bancária 100% online: é possível?

Tempo de leitura: 3 minutos

Abrir uma startup é um sonho realizado. Contudo, o que muitos empreendedores acabam descobrindo da pior maneira é que ter seu próprio negócio não significa apenas ter que se preocupar com o desenvolvimento do seu produto, mas também com a gestão financeira da startup.

Negligenciar a parte administrativa do negócio — por mais que você a ache burocrática — pode causar problemas graves que afetam o desempenho da sua empresa no mercado. É por isso que pensar em maneiras de facilitar a gestão financeira e a contabilidade da empresa é tão importante quanto pensar na qualidade do seu produto.

Nessa hora, a contabilidade online é a solução certa para sua startup. Além de ser mais moderna, e portanto, preparada para acompanhar as exigências contábeis de uma startup de tecnologia, ela proporciona funcionalidades que reduzem o tempo gasto com as questões financeiras, tais como a conciliação bancária 100% online.

Mas o que é isso e por que essa funcionalidade é tão importante para sua startup? Veja abaixo e descubra como não deixar a burocracia afundar seu projeto de negócio!

A contabilidade online para startups

Antes de falar da conciliação bancária e dos seus benefícios, vale fazer uma pausa para explicar como a contabilidade online funciona. A contabilidade online surgiu no movimento de modernização e automatização das atividades de gestão de um negócio.

Atualmente, assim como não precisamos mais emitir notas fiscais de papel, optando pela NF-e, também podemos dispensar o uso da contabilidade tradicional, optando por um sistema totalmente automatizado que facilita a gestão contábil da empresa.

Isso faz ainda mais sentido para startups, que possuem um modelo de empresa moderno. Em vez de ter que lidar com um escritório de contabilidade físico, elas podem contar com o apoio de uma plataforma contábil online que, além de oferecer todos os serviços básicos de contabilidade, ajudará a facilitar a execução das tarefas mais burocráticas. Isso nos leva à conciliação bancária.

O que é conciliação bancária

A conciliação bancária é a o processo de avaliar a conta da empresa com o fluxo de caixa da mesma para que todas as movimentações batam com aquilo que a gestão financeira controlou. Foi registrada uma venda? O valor de entrada desse dinheiro deve ser identificado na conta da empresa. E assim com todas as transações.

Esse é um processo de responsabilidade do contador, que antigamente fazia a conciliação bancária manualmente, analisando os registros da empresa e o extrato da conta. Porém, hoje em dia, com a ajuda do internet banking, sistemas de gestão ERP e da contabilidade online, é possível que essa tarefa seja feita totalmente online e de forma automática.

Como a conciliação bancária 100% online é possível

A conciliação bancária 100% online é isso: automatizar o processo de análise dos registros da empresa com os valores que entraram ou saíram de sua conta. Para que isso aconteça, é preciso contar com uma plataforma de contabilidade online totalmente integrada ao sistema ERP da startup.

Dessa forma, todas as notas que forem registradas no ERP já vão automaticamente para a plataforma de contabilidade, que faz todo o trabalho burocrático para você. Isso garante três principais benefícios para sua gestão, sendo:

  • Economia de tempo: enquanto sua contabilidade é automatizada, você ganha tempo para focar no core business da startup;
  • Escalabilidade para a startup: você não precisará se preocupar com sua gestão financeira à medida que a startup cresce, uma vez que os serviços de contabilidade e conciliação bancária 100% online são totalmente escaláveis;
  • Informações seguras e atualizadas: todos os seus dados serão registrados na nuvem, garantindo que eles estejam seguros contra perdas e danos, e que você possa acessá-los de qualquer lugar, a qualquer hora.

Em suma, a conciliação bancária 100% online não só é possível, como necessária para a sobrevivência do seu negócio no mercado. Por isso, entre em contato conosco e conheça a contabilidade online do Contify e como podemos tornar a sua startup mais produtiva!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *