Quanto tempo você tem gasto com contabilidade na sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se tempo é dinheiro, então é melhor que você encontre maneiras de economizá-lo, especialmente em uma economia que ainda está se recuperando e se você estiver buscando iniciar um pequeno negócio ou um startup.

Pense nisso por um minuto. Lançar um novo negócio — e mantê-lo funcionando — é uma tarefa demorada. Do desenvolvimento da ideia e do produto, à incorporação do seu negócio ao gerenciamento da contabilidade, o trabalho de um empreendedor parece nunca acabar.

O grande desafio nesse momento é gastar seu tempo com sabedoria e rastrear o dinheiro entrando e saindo da startup. Mas como conquistar esses objetivos e reduzir o tempo gasto com contabilidade? É sobre isso que falaremos abaixo. Continue lendo!

Tarefas administrativas: quanto tempo você gasta?

Empresas podem falhar porque os proprietários não entendem adequadamente suas finanças. Eles ficam enterrados sob as centenas de outras demandas e acabam sem tempo para cuidar da saúde financeira de sua empresa, antes que seja tarde demais para salvá-la.

Um estudo feito pela Receita Federal mostrou que, em média, o tempo gasto com contabilidade pelos empreendedores brasileiros é de 600 horas por ano. São pelo menos dois dias a cada mês em tarefas financeiras administrativas, como a criação de contas bancárias, cálculos fiscais, faturas e despesas.

Não é incomum que ao lançar uma startup, empresários se encontrem amarrados em burocracia financeira. E enquanto as tarefas que eles precisam completar não são necessariamente complicadas, elas são demoradas e desconhecidas, e podem causar consequências significativas se não forem feitas corretamente.

Felizmente, existem ferramentas e dicas simples que podem facilitar o processo de contabilidade enquanto liberam horas de trabalho, o que, em última instância, ajuda a manter o sonho de negócios vivo e bem.

Como reduzir o tempo gasto com contabilidade?

Então, quais são essas dicas simples? Veja abaixo algumas maneiras de economizar tempo gerenciando o dinheiro da startup:

1. Diga adeus à caneta e papel

Foi-se o tempo em que fazer a contabilidade de uma empresa significava ter que lidar com pilhas e pilhas de papel. Não é à toa que um dos jargões da contabilidade se tornou “olhar os livros da empresa”.

Atualmente, porém, você pode cortar as horas que você gasta “olhando livros” e enviando caixas de sapato cheias de notas ao seu contador tradicional. O uso da contabilidade online permite a digitalização dos seus documentos, o que facilita também a visualização de onde vem e para onde vai o dinheiro do negócio.

2. Seja pago a tempo

Você pode fazer um ótimo trabalho, mas você está sendo pago? Os atrasos nas contas a receber podem ser dispendiosos, especialmente para uma startup. Por isso, é necessário conseguir rastrear e acompanhar o status de suas faturas de forma simples. A contabilidade online também pode ajudar você a economizar tempo enquanto coleta o dinheiro da empresa.

3. Use o conhecimento do seu contador

A contabilidade é o que te mostrará como sua startup está indo e quais as chances de sucesso dela no mercado. Por isso, contar com o conhecimento de um contador experiente, que envie relatórios regulares sobre o desempenho do negócio é fundamental.

Com a contabilidade online, você não só terá o apoio de um contador, mas de um time de especialistas preparado para suportar suas decisões e te ajudar a reduzir o tempo gasto com contabilidade.

Não é nenhuma surpresa que os empresários desejem minimizar o tempo gasto na gestão financeira e se concentrar em fazer o que eles amam. Poupar tempo gasto com contabilidade significa mais tempo para outras tarefas importantes, como marketing, atendimento ao cliente e qualidade.

E você, está pronto para gerenciar melhor seu tempo e alavancar sua startup? Ficou com alguma dúvida? Comente abaixo e compartilhe conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *