Como realizar uma boa gestão financeira no seu consultório?

Tempo de leitura: 4 minutos

Ter um negócio próprio exige bastante conhecimento e dedicação, por isso, ser proprietário de um consultório odontológico é uma tarefa que exige dedicação. Embora você se destaque em fornecer aos seus pacientes cuidados de saúde bucal, é fácil para o dentista acabar se atrapalhando nas operações do dia a dia e esquecer outro elemento vital de uma prática odontológica bem sucedida: a gestão financeira no seu consultório.

O fato é que a maneira como você gerencia sua clínica odontológica afeta a lucratividade dela, além de deixar impressões duradouras em seus pacientes e afetar significativamente suas taxas de retenção. Por isso, é fundamental que você permaneça organizado, fique no topo das melhores práticas e aprenda a executar sua clínica com eficiência.

Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a melhorar a gestão financeira no seu consultório:

O que influencia os lucros no seu consultório?

Na gestão de financeira no seu consultório, o objetivo principal é obter mais lucro. O lucro vem de ganhar mais do que você gastou. Essa é uma moeda de dois lados, ou seja, você pode aumentar o lucro diminuindo os gastos indiretos ou aumentando a renda.

Como em um consultório os principais gastos são relativamente fixos, na maioria dos casos, a área a se concentrar é o aumento da renda e, portanto, nos serviços que você oferece.

Primeiro, você deve analisar o resumo mensal sobre os relatórios finais do mês. Este relatório mostra os fatos de onde o dinheiro veio. Se você olhar para os fatos, você saberá o que corrigir. Sem os fatos, a tendência é “fazer mais de tudo” ou “obter mais casos de coroa e ponte”, ou “obter novos pacientes”.

Muitas vezes, a gestão financeira no seu consultório pode ter uma falha. A maioria dos dentistas não observa consistentemente o resumo financeiro no final de cada mês. Alguns não observam todos os dados, mas apenas o rendimento e a produção bruta total.

O resumo financeiro mostra não apenas o total de dinheiro produzido e os serviços que foram entregues em reais, mas também a porcentagem de produção que cada categoria de serviços produziu. Essa porcentagem é tão importante quanto o total de dinheiro em si, pois vai mostrar  quais serviços estão sendo mais lucrativos.

É importante definir um padrão em seu relatório mensal para lhe fornecer as estatísticas que você realmente precisa. Mas como fazer isso e quais ferramentas podem te ajudar? Nessa hora, uma das principais aliadas da gestão financeira no seu consultório é a contabilidade online.

Contabilidade online na gestão financeira no seu consultório

A contabilidade é obrigatória para qualquer clínica odontológica, mas a verdade é que ela não precisa ser um fardo na gestão financeira no seu consultório. Atualmente, a internet permitiu que esse serviço fosse otimizado, facilitando a rotina do dentista que precisa analisar seu relatório mensal para aumentar seus lucros.

A contabilidade online é uma solução pela qual você tem acesso a um time de contadores virtuais. Além de realizar todos os processos contábeis da sua clínica, eles ficam responsáveis por consolidar seu resumo financeiro, para facilitar a visão dos gastos e da produção do seu consultório e te fornecer dados importantes para definir melhor os rumos do seu negócio.

Os dentistas devem olhar para o que seus relatórios estão dizendo e ver o que está fazendo as seus lucros subirem ou descerem. É muito mais fácil ver como essas estatísticas estão se afetando se elas são exibidas em um gráfico a cada mês, por isso a contabilidade online pode ser um grande diferencial.

Além disso, ela também evita que você tenha que enviar regularmente suas notas e faturas impressas para o contador, te dando a oportunidade de ter tudo digitalizado. Isso reduz a chance de erros e diminui o tempo que gasta com a gestão financeira no seu consultório, te liberando para focar naquilo que você sabe fazer de melhor: atender bem seus pacientes.

Entre em contato conosco e veja como a contabilidade online pode ajudar seu consultório a crescer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *